UNIVERSIDADE PÚNGUÈ DISTINGUE SEUS “CIENTISTAS”

A Universidade Púnguè vestiu-se de gala para distinguir docentes e investigadores que mais se destacaram, com pesquisas académicas, nos últimos três anos.

A ocasião não podia ser outra, 27 de Maio, em comemoração dos três anos da instituição de ensino superior no país.

Os Professores Ringo Benjamim, Ademar Máquina, Baltazar Sitoe e Madalena Bive, nas categorias de excelência na pesquisa, mérito científico, mérito interventivo e mulher pesquisadora, respectivamente, foram os grandes laureados da noite.

A cerimónia foi prestigiada pela presença do Secretário de Estado na Província de Manica, Edson Macuacua, a Governadora de Manica, Francisca Tomás e, naturalmente, a Reitora da UniPúnguè, Emília Nhalevilo.

Raio X

E porque a noite dos “grémios” foi meritória, a nossa equipa traz o perfil dos premiados.

Ringo Benjamim é Doutor em Geografia, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Brasil. Docente da Faculdade de Geociências e Ambiente da Universidade Púnguè, em Tete, exerce as funções de Director do Centro de Pesquisa da mesma Universidade, tendo participado em vários eventos científicos nacionais e internacionais e publicado vários artigos científicos.

Ademar Máquina é Doutor em Química, pela Universidade Federal de Uberlândia, no Brasil. Docente no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, na Universidade Púnguè, em Tete, tem publicação científica em revistas internacionais de estudos em Química.

Baltazar Sitoe é Doutor em Química, pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. É docente de Química, na Universidade Púnguè, e Director Adjunto da Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas. Possui vários trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais, inclusive artigos científicos publicados em revistas internacionais.

Madalena Bive é Doutora em Ciências de Educação Física e Desportos, pela Universidade Pedagógica, Moçambique. Directora da Extensão de Tete, tem publicado diversos artigos científicos em revistas da sua especialidade.