Previous Next

 “UNIRIOS” JUNTAM-SE À BATALHA DE SALVAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Na sequência, memorandos separados foram rubricados, esta quarta-feira, 10, em Chimoio, entre os reitores das Universidades Púnguè, Rovuma, Licungo e Save e a ministra do pelouro da educação, Carmelita Namachulua.

O Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano espera, com esta acção, rever e atualizar todos os materiais didácticos em circulação no país.

É também esperança de Namachulua melhorar a qualidade de ensino em todos os subsistemas, partindo da formação dos professores, desiderato que se enquadra no plano estratégico 2020-2029 daquele ministério.

Os reitores das universidades signatárias do acordo assumiram dispor ao MIDEDH de todos os recursos para que o memorando não seja um manifesto de intenções.

A título de exemplo, a UniRovuma coloca à disposição mais de 70 professores com grau de doutoramento e 400 mestrados, muitos deles com teses e dissertações sobre educação em Moçambique, algumas delas convertidas em livros.

Os memorandos ontem assinados têm como principais áreas de intervenção ensino, pesquisa, extensão e supervisão pedagógica.

No arranque do VIII Conselho Coordenador do MINEDH, que decorre em Chimoio, até sexta-feira, 12, a reitora da UniPúnguè, Emília Nhalevilo, dissertou à volta da gestão escolar e qualidade de educação.

Notícias