GARIMPO DE OURO EM MANICA DÁ TÍTULO A LIVRO DA UNIPÚNGUÈ

A comunidade académica da Universidade Púnguè, o Governo Provincial e dos distritos de Manica, Sussundenga e Gondola testemunharam ao lançamento da obra, esta terça-feira, 18 de Outubro, na cidade de Chimoio.

 ‘A (In)Sustentabilidade Sócio-Ambiental da Mineração Artesanal de Ouro no Distrito de Manica’ congrega 10 capítulos de vários autores, em perto de 200 páginas, numa tiragem de 500 exemplares.

Numa abordagem multidisciplinar, o livro discute as técnicas insustentáveis de mineração artesanal no distrito de Manica, a importância económica da mineração, o envolvimento da mulher e da criança na actividade.

Os pesquisadores ressaltam os efeitos negativos da prática do garimpo na qualidade da água, do solo e seu impacto negativo na saúde humana e vegetal.

Em discurso de ocasião, a Reitora da UniPúnguè, Emília Nhalevilo, disse que o acto resulta dos projectos de financiamento que a instituição desenvolve junto de agências, tendo este ano sido aprovados pouco mais de 15 projectos.

O livro apresentado esta semana tem o patrocínio do Fundo Nacional de Investigação, uma instituição de apoio à investigação científica em Moçambique.

Notícias