Previous Next

MOÇAMBIQUE VAI AJUDAR O BRASIL A RECONSTITUIR O CONHECIMENTO INDÍGENA

O protocolo de entendimento acaba de ser assinado entre as Universidades Púnguè, de Moçambique, e a sua congénere do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), do Brasil.

O acordo alcançado esta terça-feira, 25 de Outubro, em Cáceres, no Brasil, viabiliza a intensão de ambas as partes em desenvolver actividades científicas e académicas em prol da formação dos dois povos.

“Tomando em consideração que temos muitas similaridades, como nossa localização em termos de área geográfica e econômica, no interior, penso que há muito em que podemos cooperar”, disse, na ocasião, Emília Nhalevilo, Reitora da UniPúnguè.

Por seu turno, a Vice-Reitora da UNEMAT, Nilce da Silva, referiu que o acto faz parte do esforço conjunto pela internacionalização e “também fortalecer nossas parcerias com outros continentes, como neste caso, na parceria Sul-Sul, com a América Latina, com a África”.

A Universidade Púnguè passa a somar cinco memorandos estabelecidos junto de instituições congéneres do Brasil.

Durante a sua estadia no Brasil, Emília Nhalevilo participa do I Colóquio Internacional Brasil-Moçambique, onde fala sobre o currículo local.

Notícias