REITORA DA UNIVERSIDADE PÚNGUÈ DISTINGUIDA DOUTOR HONORIS CAUSA

A distinção é da Universidade Federal do Maranhão, do Brasil, em reconhecimento dos serviços prestados à academia e à sociedade. A indicação daquela Universidade reconhece a Professora Emília Nhalevilo como uma das “personalidades eminentes” da academia moçambicana e não só, lê-se no documento oficial da comenda doutoral. A Professora Catedrática tem colaborado com a UFMA, sobretudo para os estudos afro-brasileiros, onde teve contribuição na construção do currículo da primeira licenciatura em Estudos Africanos e Afrobrasileros do Brasil e tendo também sido mentora de Pós-doutoramento de Kátia Regis, Professora associada daquela instituição. Lembrar que, no seu percurso, Emília Nhalevilo foi laureada, em 2021, como uma das 100 personalidades mais influentes da África lusófona, pela African Shapers.