Previous Next

No dia 15 de Março do ano corrente, na Universidade Púnguè – Extensão de Tete, teve lugar a Aula de Abertura Solene do ano Académico, por sinal a quarta, sob tema  "Lugar do Conhecimento Local na Academia" e teve como orador o Prof. Doutor Nataniel Ngomane. Ngomane é professor de Literatura Comparada e Metodologias de Investigação na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). O evento decorreu no espaço do Centro de Recursos de Educação Inclusive de Tete (CREIT), na Cidadela Académica de Tete.

Participaram do evento a comunidade académica, bem como a representação do estado da província de Tete, prestigiada por sua Excelência Elisa Zacarias, Governador da Província de Tete,  Sua Excelência Domingos Juliasse Viola, entre outros membros do Conselho Provincial e distintos convidados.

Na ocasião, a Directora da Extensão, a Profª. Doutora Madalena António Tirano Bive falou da relevância e do impacto do tema escolhido para a aula deste ano, em uma altura em que desde da criação da nossa universidade, o nosso lema é "Crescendo com a Comunidade".

A Directora da Extensão, no âmbito da sua intervenção convidou os presentes para uma reflexão profunda sobre o tema da aula por se acreditar no seu enquadramento, olhando para o lema da instituição, que coloca a comunidade como prioridade no desenvolvimento integral da Universidade Púnguè.

O orador, ao longo da aula, considerou que ao falar sobre o conhecimento local não é uma simples abordagem para o desenvolvimento pessoal, mas sim abordar esses assuntos é para o bem da província, o bem do país, assim como para o benefício do continente africano e da Humanidade no geral. Ngomane acrescentou ainda que há necessidade de melhorar a espécie humana incutindo-a a ideia de como melhorar e capitalizar e processar o conhecimento. Pois, para o orador, a província de Tete é rica em diversos recursos, dentre eles o malambe, o carvão, a energia de Cahora-Bassa.  Tudo isso e muito mais só precisa da intervenção das universidades para implantação de mais empresas, indústrias de processamento para se garantir uma exportação de produtos de qualidade 'Made in Tete/Mozambique'.

Notícias