UNIVERSIDADE PÚNGUÈ VAI TREINAR FAMÍLIAS DE DOA E MUTARARA PARA LIDAR COM DESASTRES NATURAIS
Mais de treze mil famílias dos distritos de Doa e Mutarara, na província de Tete, serão treinadas, este ano, para “enfrentar” riscos e desastres humanitários.
As comunidades beneficiárias da iniciativa encontram-se assentadas em regiões de confluência dos rios Zambeze e Chire, propensas a ciclones e sismos.
Até ao momento, foram capacitados pesquisadores que, por sua vez, farão o treinamento de líderes comunitários, em matéria de resiliência climática, nas comunidades abrangidas.
O projecto conta com o financiamento da University of London, do Reino Unido, num montante avaliado em cerca de seiscentos mil meticais.
Estes dados foram avançados, esta quarta-feira, 16 de Agosto, no Seminário de apresentação de resultados dos projectos implementados pela Universidade Púnguè, em Chimoio.
O Vice-Reitor da instituição de ensino superior, Prof. Doutor Pedro Guiliche, disse, na ocasião, “os resultados da investigação e inovação obtidos devem ser colocados à disposição e ao serviço das comunidades, dos parceiros e demais utentes, em prol do desenvolvimento sustentável”.
A UniPúnguè encontra-se a desenvolver, junto de seus parceiros, pouco mais de dez projectos de investigação, extensão, inovação, mobilidade académica e desenvolvimento institucional em Manica, Tete e além-fronteira.