Previous Next

UNIPÚNGUÈ ACOLHE ACAMPAMENTO DE RAPARIGAS AFRICANAS NA CIÊNCIA

A 8ª edição do ‘Acampamento de Programação, Meninas Conectadas’ (CODING CAMP) junta 62 raparigas de Moçambique e Angola, no Campus da UniPúnguè, em Chimoio, de 23 a 29 de Outubro.

Deste número, 40 são provenientes da província de Manica e esperam ganhar conhecimentos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM), bem como reduzir a divisão digital entre homens e mulheres.

Na abertura do evento, esta segunda-feira, o representante das Nações Unidas para a África, Mactar Seck, fez saber que mais de três mil raparigas já se beneficiaram do programa, tendo algumas criado o seu autoemprego.

Por sua vez, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, disse que "o acampamento vai assegurar que mais meninas possam ser talentosas na inovação científica e tecnológica e, desta forma, entrarem na vanguarda da transformação digital do país".

É aposta do Governo moçambicano, referiu o dirigente, eliminar a disparidade do género na educação por forma a que, até 2030, haja paridade no acesso a todos os meios de educação e formação profissional entre homens e mulheres no país.

O CODING CAMP é um programa financiado pela Comissão Económica das Nações Unidas em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique.

Notícias