Perfil do Director da FCAB

Perfil académico:

• Eduardo Pinto Mulima é Doutorado em melhoramento de plantas pela Universidade de KwaZulu Natal na África do Sul. O mestrado em melhoramento de plantas e biotecnologia pela Universidade de Moi em Quénia. Licenciado em Agronomia pela Universidade Eduardo Mondlane em Maputo.

Perfil Profissional

Ingressou a área de investigação no Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) em 2008, onde trabalhou no programa de melhoramento da cultura de milho e esteve baseado no Centro Zonal Centro com sede na Província de Manica. Desempenhou cargos de chefe da Estação Agrária de Sussundenga e a posterior de chefe do Departamento de Formação, Documentação e Difusão de Tecnologias. Em 2022 foi transferido em regime de mobilidade para a Universidade Púnguè, onde é actualmente o director da Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas.

Para além da actividade da Docência e investigação, tem exercido actividades de participado na elaboração e execução de Projectos na área de investigação, para além de já ter participado em vários eventos científicos, trocas de experiências, formações de curta e longa duração e conferências tanto a nível nacionais e internacionais. Participou como autor principal ou co-autor na publicação de artigos científicos e livros, e é revisor de algumas revistas internacionais.

Produção académica

Artigos:

• Horn, L.N., Mulima, E. and Fwanyanga, F. (2023) - In Book: Handbook of Coriander (Coriandrum sativum): Coriander Cultivation and Agricultural Practices. Taylor & Francis Group, CRC Press.
  • Raso, E., Savaio, S. e Mulima, E. (2022) - Impacto da mineração artesanal de ouro nos solos agrícolas: Caso do distrito de Manica, Moçambique, Revista Verde de Agroecologia e DesenvolvimentoSustentável. Vol. 17(1): 44-50.
  • Horn, L.N., Shimwafeni, J.I., Mulima, E. (2021) – True potatoes seeds (TPS) as an alternative method for potato production in Namibia. Namibia Journal for Research, Science and Technology. Vol. 3(1): 3-7.
  • Ganje, J., Mulima, E. e Cristovão, L. (2021) - Ethnozoological Impacts on Fauna Conservation: The Case of Chimanimani National Park. Journal of Resources Development and Management. ISSN 2422-8397. Vol 76.
  • Mulima, J. Sibiya, C. Musvosvi and E. Nhamucho (2018) - Estudo de parâmetros preferidos pêlos agricultores, ameaças e oportunidades para o melhoramento da mapira na zona centro de Moçambique. Australian Journal for Crop Science.
  • Mulima, J. Sibiya, C. Musvosvi and E. Nhamucho (2018) - Identification of importante morphological traits in Mozambican sorghum [Sorghum bicolor (L.) Moench] germplasm using multivariate analysis. African Journal of Agricultural Research. Vol 13(34):1796-1810.
  • Mulima, E. P. (2018) Genetic Diversity of Sorghum (Sorghum bicolor L. Moench) germplasm and hybrid potential under contrasting environments in Mozambique. Tese de Doutoramento na Universidade de KwaZulu-Natal na Africa de Sul.
  • Nhamucho, S. Mugo, M. Kinyua, L. Gohole, T. Tefera e E. Mulima (2017) Resistance of selected Mozambican local and improved maize genotypes to maize weevil, Sitophilus zeamais (Motschulsky), Journal of Stored Products Research, 115-124.
  • Nhamucho, S. Mugo, M. Kinyua, L. Gohole, T. Tefera e E. Mulima (2014) Antibiosis Mechanism of resistance to Larger Grain Borer Prostephanus truncates (Horn) (Coleoptera: Bostrichidae) in Maize. Journal of Entomology.

Contacto:

Cel: +258866903008/843022507