Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade

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Profa. Doutora Lubacha Lopes Amândio Zilhão – Directora do Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade

Lubacha Lopes Amândio Zilhão
É Directora do Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade na Universidade Púnguè com sede na província de Manica e uma Extensão na província de Tete.

São funções gerais do Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade (GAQ):

  1. Assessorar a Reitoria em questões de qualidade e informá-la sobre os resultados da auto-avaliação e os desafios daí decorrentes para o desenvolvimento institucional;
  2. Desenvolver a política da auto-avaliação de qualidade da Universidade Púnguè, dentro de uma perspectiva de participação, coordenação institucional e consulta e de integração nacional, regional e internacional;
  3. Velar e monitorar a operacionalização da política da auto-avaliação;
  4. Promover a cultura e o interesse pela qualidade na Universidade Púnguè, através de acções de formação, informação e divulgação, com a finalidade de sensibilizar, consciencializar e capacitar em questões da auto-avaliação e qualidade;
  5. Realizar os processos da auto-avaliação dos cursos, programas, serviços da instituição, funcionando plenamente como elo entre o CNAQ e a Universidade Púnguè, explorando as possibilidades de coordenação e colaboração;
  6. Conceber os manuais e os instrumentos da auto-avaliação de qualidade;
  7. Operacionalizar os critérios e padrões da auto-avaliação de processos pedagógicos e de serviços, promovendo a prática de avaliação e a produção regular de relatórios de qualidade em todos os sectores de acção da Universidade Púnguè;
  8. Assessorar e aconselhar os diferentes sectores sobre as questões da auto-avaliação e qualidade, promovendo uma relação dialógica com as diferentes unidades orgânicas da Universidade Púnguè;
  9. Apoiar na afirmação da imagem da Universidade Púnguè como uma instituição provedora de uma formação de qualidade e comprometida com o desenvolvimento cultural e socioeconómico do país, contribuindo para a divulgação e operacionalização da missão da Universidade Púnguè, promovendo o uso institucional dos resultados dos processos da auto-avaliação para a melhoria da acção institucional;
  10. Estabelecer coordenação e colaboração contínua com o CNAQ, como órgão de gestão e monitoria do SINAQES;
  11. Desenvolver e gerir os sistemas internos da auto-avaliação;
  12. Estimular a documentação de evidências de qualidade na instituição.

O Gabinete é composto por dois departamentos, são eles: Departamento da Avaliação e Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos.

Compete ao Departamento da Avaliação:

a) Planificar e coordenar a auto-avaliação dos cursos, programas, serviços da instituição;

b) Divulgar os processos, manuais e resultados da auto-avaliação, bem como mobilizar os actores institucionais para os processos da auto-avaliação;

c) Produzir relatórios globais da auto-avaliação;

d) Organizar fóruns de debate sobre os relatórios e os resultados da auto-avaliação, usando como estratégias a informação aos órgãos colegiais e conselhos de gestão e, a organização conjunta com as faculdades e escolas de espaços de debate;

e) Fenecer informação relevante, com base nos resultados da auto-avaliação para a planificação institucional e melhoria do desempenho orgânico;

f) Organizar eventos de formação e consciencialização dos actores institucionais sobre a importância e funcionalidade da auto-avaliação;

g) Promover uma acção institucional, sistémica e integrada que garanta o desenvolvimento de uma cultura da auto-avaliação, a orientação para a qualidade e uma visão institucional de eficiência e eficácia.

Compete ao Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos:

a) Gerir o acesso institucional, nos diferentes níveis, à plataforma do CNAQ, incluindo credenciais;

b) Gerir os processos da auto-avaliação online;

c) Criar programas de suporte (software) para os sistemas da auto-avaliação, em coordenação com o DTICs;

d) Gerir a página WEB do GAQ, em coordenação com a Direcção das TICs;

e) Desenvolver canais de divulgação dos processos e resultados da auto-avaliação;

f) Gerir os processos e os canais de comunicação interna e externa do GAQ, garantindo um maior grau de coordenação e integração orgânica, a interação entre o GAQ e o CNAQ, o GAQ e outras IES nacionais, regionais e estrangeiras;

g) Expedir informação e divulgar processos, através da exploração dos canais de comunicação e da organização de eventos.