Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade

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Profa. Doutora Lubacha Lopes Amândio Zilhão – Directora do Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade

Lubacha Lopes Amândio Zilhão
É Directora do Gabinete de Auto-avaliação de Qualidade na Universidade Púnguè com sede na província de Manica e uma Extensão na província de Tete.

Sobre o GAQ

O Gabinete da Autoavaliação e Qualidade é um órgão de gestão e garantia da qualidade, que está integrado ao Gabinete do Reitor.
O Gabinete actua assessorando a Reitoria em questões de qualidade e promovendo a cultura de autoavaliação institucional. Suas funções incluem desenvolver e monitorar a política de qualidade, realizar processos de avaliação em cursos e serviços, e estabelecer padrões pedagógicos. Além disso, apoia a formação e sensibilização sobre qualidade, e mantém colaboração com o CNAQ para alinhar-se aos critérios nacionais. O gabinete também é responsável por conceber instrumentos de avaliação, documentar evidências de qualidade e fortalecer a imagem da universidade como uma instituição comprometida com o desenvolvimento cultural e socioeconômico.

Missão, Visão e Valores do GAQ

Objectivos do GAQ
O GAQ busca garantir a qualidade e o desenvolvimento institucional por meio da criação e monitoramento de políticas de autoavaliação. Seus objetivos incluem assessorar a Reitoria em questões de qualidade, promover a cultura da autoavaliação, conceber instrumentos e manuais, coordenar com o CNAQ, avaliar cursos e serviços, e documentar evidências de qualidade, contribuindo para o fortalecimento da universidade.

Estrutura do Gabinete

O GAQ estrutura-se em:

  • Directora;
  • Departamento de Avaliação;
  • Departamento de Documentação de Evidências;
  • Departamento de Política Institucional e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos.

Directora

Compete a Directora do Gabinete de Auto-Avaliação de Qualidade assessorar a Reitoria em questões de qualidade e informá-la sobre os resultados da auto-avaliação e os desafios daí decorrentes para o dcsenvolvirnento institucional;

Departamento de Avaliação
O Departamento de Avaliação tem como principal actividade realizar a auto-avaliação de cursos de curta duração e de licenciatura, programas de mestrado e doutoramento, assim como a instituição, com objectivo de garantir e promover o cumprimento das dimensões de qualidade estabelecidas a nível nacional, regional e internacional.
Este departamento é responsável por planificar e coordenar os processos de autoavaliação de cursos, programas e serviços da instituição. Ele promove a divulgação dos processos e resultados, mobiliza os actores institucionais, e elabora relatórios globais de autoavaliação. Além disso, organiza fóruns de debate e eventos de formação para sensibilizar sobre a importância da autoavaliação, fornecendo informações estratégicas para a planificação institucional. O departamento também promove uma cultura de qualidade, orientada para eficiência e eficácia, garantindo uma abordagem integrada e sistêmica no desenvolvimento institucional.

Este departamento é responsável por planificar e coordenar os processos de autoavaliação de cursos, programas e serviços da instituição. Ele promove a divulgação dos processos e resultados, mobiliza os actores institucionais, e elabora relatórios globais de autoavaliação. Além disso, organiza fóruns de debate e eventos de formação para sensibilizar sobre a importância da autoavaliação, fornecendo informações estratégicas para a planificação institucional. O departamento também promove uma cultura de qualidade, orientada para eficiência e eficácia, garantindo uma abordagem integrada e sistêmica no desenvolvimento institucional.

Departamento de Documentação de Evidências
Compete ao Departamento de Documentação de Evidências promover a gestão documental nos processos pedagógicos, acadêmicos e administrativos, garantindo o arquivamento e a segurança de documentos relevantes. Suas competências incluem desenvolver sistemas de organização de evidências, criar e gerenciar salas de evidências físicas ou virtuais, bem como documentar os dados das áreas do GAQ. Além disso, colabora com os serviços de documentação e informação para assegurar a preservação e actualização contínua dos arquivos institucionais.

Departamento de Política Institucional e Desenvolvimento de Sistema
O Departamento de Política Institucional e Desenvolvimento de Sistemas é responsável por garantir a operacionalização da política de autoavaliação por meio de sistemas eficazes e ajustados às necessidades institucionais. Suas competências incluem criar indicadores, padrões e critérios de verificação, promovendo debates sobre desempenho em diferentes âmbitos institucionais. Além disso, desenvolve sistemas, manuais e instrumentos de autoavaliação, assessorando as unidades orgânicas na melhoria de processos e mecanismos, e ajustando continuamente os sistemas às dinâmicas institucionais.

Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos
O Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos é responsável por gerir o acesso institucional à plataforma do CNAQ, supervisionar os processos de autoavaliação online e desenvolver softwares de suporte em parceria com o DTICs da instituição. Administra a página web do GAQ, coordena canais de divulgação e promove a comunicação interna e externa, assegurando interação eficiente com o CNAQ e outras instituições.

Nossa Equipe

O GAQ estrutura-se em:

  • Directora;
  • Departamento de Avaliação;
  • Departamento de Documentação de Evidências;
  • Departamento de Política Institucional e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Departamento de Gestão de Procedimentos e Processos.

Actividades

Auto-Avaliação
A auto-avaliação é um subsistema do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia da Qualidade do Ensino Superior (SINAQES). O SINAQES foi criado pelo Decreto nº 63/2007, de 31 de Dezembro, sob o pressuposto da necessidade de harmonização do ensino superior em Moçambique, assim como, o estabelecimento de mecanismos de melhoria e garantia da qualidade e da relevância dos serviços prestados, integrando 3 subsistemas: subsistema da auto-avaliação, subsistema da avaliação externa e subsistema da acreditação.
A auto-avaliação ou avaliação interna é um processo que envolve a análise, interpretação e síntese das dimensões que definem uma Instituição de ensino e visa o aperfeiçoamento da qualidade de ensino, aprendizagem e da gestão institucional.

Cursos Acreditados
1. Mestrado em Engenharia de Energias Renováveis e Sustentabilidade
2. Mestrado em Química
3. Mestrado em Geografia e Desenvolvimento Territorial
4. Mestrado em Gestão de Emergências e Desastres
5. Mestrado em Mineração e Sustentabilidade
6. Mestrado em Maneio e Conservação de Recursos Biológicos
7. Licenciatura em Linguística
8. Licenciatura em Francês
9. Licenciatura em Português e Estudos Editoriais
10. Licenciatura em Geologia
11. Licenciatura em Geografia
12. Licenciatura em Química Aplicada
13. Licenciatura em Química Industrial
14. Licenciatura em Design e Educação Visual
15. Licenciatura em Física Aplicada
16. Licenciatura em Ciências Naturais
17. Licenciatura em Agronomia
18. Licenciatura em Ciências Biológicas
19. Licenciatura em Engenharia de Energias Renováveis
20. Licenciatura em Engenharia de Mecanização Agrícola
21. Licenciatura em Engenharia Química
22. Licenciatura em Engenharia Electrónica
23. Licenciatura em Administração Pública e Governação Local
24. Licenciatura em Educação Física e Desporto
25. Licenciatura em Pedagogia

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