Licenciatura em Design e Educação Visual
Apresentação do curso
A Licenciatura em Design e Educação Visual é um curso de formação superior com a duração de 4 anos que visa preparar os estudantes para actuarem como profissionais no campo da educação visual, artística e tecnológica, com ênfase na formação em Geometria Descritiva. O curso proporciona uma sólida base teórica e prática nas áreas de Arte, Desenho Técnico, Educação Estética, Tecnologia e Geometria Descritiva.
As saídas previstas para o 4º ano são em:
- Design Gráfico e Industrial, e
- Ensino de Geometria descritiva.
O curso de Licenciatura em Educação Visual tem como missão formar técnicos superiores com qualidade e proactivos que contribuam de forma criativa e sustentável para a solução dos problemas de natureza Técnica e Artística, que afligem a sociedade no que toca à Design; Educação Visual e Ensino de Geometria Descritiva.
Objectivos do curso:
- Formar profissionais de nível superior com alto grau de qualificação técnica e científica na área de Design e Educação Visual; Design e Educação Visual;
- Realizar investigação científica que responda aos actuais desafios da sociedade e que promova um desenvolvimento socioeconómico sustentável;
- Promover a permanente interação com a comunidade e com os diferentes intervenientes do desenvolvimento local.
Público alvo
Poderão candidatar-se à frequência do curso de Licenciatura em Design e Educação Visual, os seguintes indivíduos:
- Graduados da 12ª classe do SNE ou equivalente (Artes Visuais e Cénicas; Desenho e Geometria Descritiva; Educação Visual e Artes Cénicas).
Requisitos de Ingresso
O ingresso ao curso de Licenciatura em Design e Educação Visual rege-se de acordo com os critérios estabelecidos pelo Regulamento Académico da UniPúnguè (RAUniP), ou seja, ter concluído a 12ª classe do SNE ou equivalente (Artes Visuais e Cénicas; Desenho e Geometria Descritiva; Educação Visual e Artes Cénicas). e ter sido aprovado nos exames de admissão nas disciplinas de Geometria Descritiva e Educação Visual.
Saída profissional
Perfil do Graduado
O graduado no Curso de Design e Educação Visual é um profissional altamente qualificado e versátil, com habilidades técnicas e artísticas bem desenvolvidas, além de uma sólida formação pedagógica. Ao concluir o curso, o graduado estará preparado para actuar em diversas áreas, sendo capaz de desempenhar funções tanto no Design quanto na Educação Visual e no Ensino de Geometria Descritiva
As principais tarefas ocupacionais do graduado
O Graduado em Design e Educação Visual com saídas em Design Gráfico e Industrial, e em Ensino de Geometria Descritiva será capaz de desenvolver as seguintes actividades:
Profissional das Artes Visuais: O graduado poderá actuar como artista visual, produzindo obras de arte em diversas técnicas, como pintura, desenho, escultura e fotografia. Poderá participar de exposições individuais e coletivas, galerias de arte, projetos culturais e eventos artísticos.
Designer Gráfico e Digital: Com conhecimentos em computação gráfica e desenho assistido por computador, o profissional poderá trabalhar como designer gráfico, criando materiais promocionais, identidades visuais, interfaces digitais e conteúdos para Mídias sociais.
Profissional da Área de Construção Civil: O graduado estará preparado para actuar em empresas de arquitetura, engenharia e construção civil, utilizando suas habilidades em desenho técnico, Geometria Descritiva e computação gráfica para desenvolver projectos arquitetónicos e de construção.
Professor de Geometria Descritiva e Educação Visual: Aqueles que optarem pela especialização em Ensino de Geometria Descritiva poderão seguir carreira como professores, lecionando disciplinas relacionadas à educação visual, desenho técnico e Geometria Descritiva em escolas de ensino médio e técnico.
Profissional de Educação e Formação Continuada: O graduado poderá atuar em instituições de educação não formal, ministrando cursos, oficinas e workshops em arte, tecnologia e Geometria Descritiva para diferentes públicos.
Empreendedor em Artes e Tecnologia: O profissional estará apto a empreender e criar seu próprio negócio no campo das artes visuais, tecnologias e educação, explorando oportunidades no mercado criativo e cultural.
Pesquisador e Produtor de Conteúdo: O graduado poderá se envolver em pesquisa acadêmica, investigando temas relacionados às artes visuais, tecnologias e educação. Além disso, poderá produzir conteúdo educacional, artigos, tutoriais e materiais didáticos para o campo das artes e da geometria descritiva.
Sectores de trabalho do graduado
O Graduado em Design e Educação Visual com saídas em Design Gráfico e Industrial, e em Ensino de Geometria Descritiva será capaz de responder necessidade de técnicos desse ramo a nível nacional e internacional, possibilitando-se enquadrar-se em entidades como: Gráficas; Consultorias de Arquitectura e de Construção Civil; Galerias e Museus de Arte Plásticas; Sectores de ensino público e privados.
Duração do Curso
O Curso de Licenciatura em Design e Educação Visual tem uma duração de 4 anos integrais
Local de realização
- Sede (Chimoio)
Grade Curricular
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Técnicas de Expressão em LP | |
| Métodos de Estudo | |
| Educação Estética e Artística | |
| Desenho Técnico I | |
| Informática Técnica | |
| História Universal de Arte I | |
| 2º | |
| Género e Educação para a Inclusão | |
| Inglês Técnico I | |
| Desenho Técnico II | |
| Atelier I | |
| História Universal de Arte II | |
| Desenho Assistido ao Computador I |
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Desenho Assistido ao Computador II | |
| Semiótica das Linguagens das Artes | |
| Inglês Técnico II | |
| Educação Visual Tecnológica I | |
| Metodologia de Investigação Científica | |
| Arte Africana e Moçambicana | |
| 2º | |
| Ética e Deontologia Profissional | |
| Desenho de Natureza Morta | |
| Atelier II | |
| Educação Visual Tecnológica II | |
| Filosofia da Arte | |
| Geometria Descritiva I |
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Estudos contemporâneos em Arte Moçambicana | |
| Higiene e Segurança na Construções | |
| Desenho de Paisagens | |
| Planeamento físico | |
| Geometria Descritiva II | |
| Pintura I | |
| Desenho Arquitectónico I | |
| 2º | |
| Pintura II | |
| Desenho de Construção Mecânica | |
| Desenho Anatómico e de Expressão | |
| Atelier III | |
| Desenho de Arquitectónico II | |
| Geometria Descritiva III |
Saída em Design Gráfico
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Prática de Construção Civil | |
| Computação Gráfica | |
| Ética e Legislação na arte e na construção civil | |
| Fotografia | |
| Web Design | |
| Trabalho de culminação de curso | |
| 2º | |
| Estágio Profissional em Design e Tecnologia | |
| Trabalho de supervisão |
Saída em Ensino de Geometria Descritiva
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Psicologia aplicada à Educação | |
| Educação Visual Inclusiva | |
| Fundamentos de Educação | |
| Didáctica de Geometria Descritiva e Educação Visual 1 | |
| Práticas Pedagógicas Geometria Descritiva e Educação Visual | |
| Trabalho de culminação de curso | |
| 2º | |
| Estágio em Geometria Descritiva e Educação Visual | |
| Trabalho de supervisão | |
| Didáctica de Geometria Descritiva e Educação Visual II |
Leave a Reply