É Reitora da Universidade Púnguè com sede na província de Manica e uma Extensão na província de Tete.
Informação Geral
e Afro-brasileiros, o primeiro curso de licenciatura nesta área, a colaboração com a Universidade de Western Cape, Africa do Sul onde foi pesquisadora associada tendo co-fundado a African Association for the Studies of Indigenous Knowledge System (AASIKS) e a colaboração com a Universidade de Nova York, Estados Unidos da America onde foi Fulbright Scholar. Emília tem estado envolvida na pesquisa e gestão de pesquisa a vários níveis e contextos. Assumiu as funções de Directora do Centro de Estudos Moçambicanos e Etnociências, um dos centros de pesquisa da Universidade Pedagógica (2008-20018); foi Presidente da Associação Moçambicana de Pesquisa em Educação de Matemática, Ciência e Tecnologia (AMIEMAC) (2012-2014); Presidente da Associação Africana de Estudo do Conhecimento Nativo (AASIKS) (2017-2018);
Vice-Presidente para o Engajamento Africano da Associação de Gestores de Pesquisa e Inovação da África Austral (SARIMA) (2013-2017); membro do comité executivo da Associação da África Austral de Pesquisa em Educação da Matemática, Ciência e Tecnologia (SAARMSTE) (2012-2014); e Presidente da SARIMA(2023-2025). Proferiu várias palestras em conferências nacionais e internacionais e foi facilitadora para seminários e workshops para a capacitação em
pesquisa e/ou ensino em Moçambique, Angola, Zâmbia, Uganda, Gana, República Democrática do Congo e Rwanda. Recebeu várias distinções e prémios a destacar: em 2011, o Ministério da Ciência e Tecnologia concedeu-lhe um certificado de mérito pelas contribuições para o desenvolvimento de Ethnobotanica como um meio para combater a pobreza em Moçambique; em 2012, a Universidade Eduardo Mondlane concedeu-lhe um certificado de mérito pelas contribuições no desenvolvimento do ensino superior em Moçambique, em 2017 a Universidade Pedagógica concedeu-lhe o premio “Excelência na Pesquisa’. Internacionalmente, destaca-se o certificado de excelência na gestão da pesquisa atribuído pelo INORMS (International Network of Research Management Societies) e o de reconhecimento por ter facilitado workshop de
capacitação em gestão de pesquisa em Kampala, Uganda. Em 2021 ela foi considerada pela Africa Shapers uma das 100 pessoas mais influentes da Africa Lusófona. e faz parte de várias organizações de mulheres ou de apoio a emancipação de mulheres. Tem o grau de Doutora em Educação de Ciências pela Universidade Tecnológica de Curtin, Austrália e um Pós
doutoramento pela Universidade de Western Cape, Africa do Sul. É Doutora Honoris Causa pela
Universidade Federal do Maranhão.
Qualificações académicas
2007: Doutora em Educação de Ciências Naturais – Curtin University Western Australia
2002: Mestre em Educação de Ciências Naturais – Curtin University Western Australia
1994: Licenciatura em ensino de Química e Biologia– Universidade Pedagógica Moçambique
1986: Bacharelato em ensino de Química e Biologia – Universidade Eduardo Mondlane,
Moçambique
Pós-doutoramento, sabáticas e estágios selecionados
- Sabáticas: 2017 Fulbright research scholar:-University of New York, USA
- Pos-doutoramento: 2009-2011,-University of Western Cape, Africa do Sul
- 2018: Curso de Capacitação em Propriedade Intelectual – PRV, Estocolmo (Suécia)
- 2018: Estágio de intercambio sobre Gestão de Pesquisa, Melbourne University (Austrália)
- 2015: Estágio de Intercambio sobre gestão de pesquisa, Stellembosh University, Africa do Sul
Prémios
Individual Nacional
- 2017: Premio Excelência na Pesquisa atribuído pela UP
- 2012: Premio “Catarina Chuni” em reconhecimento do contributo dado ao desenvolvimento do
ensino superior em Moçambique- Universidade Eduardo Mondlane (Gala 50 anos do ensino
superior). - 2011: Certificado de mérito em reconhecimento da contribuição no desenvolvimento da
Etnobotânica em prol do combate á pobreza – Ministério da Ciência e Tecnologia. Dezembro.
Individual internacional
- 2021: Excellence award atribuído pela INORMS
- 2019: Distinguished contribution in Research Management atribuído pelo Department of
Science and Innovation (South Africa) and SARIMA - 2015: Certificado de reconhecimento por ter facilitado workshop de capacitação em gestão de
pesquisa em Kampala, Uganda - 2014: Certificado de mérito em reconhecimento da contribuição para desenvolvimento da
gestão de pesquisa e inovação em Africa SADC, Ministério da Ciência e Tecnologia da Africa
Austral e SARIMA
Colectivos Nacionais
- 2015: Premio Reitor pela excelente desempenho das actividades
- 2014: Certificado de mérito ao grupo de pesquisa do projecto Intercultura
- 2013: Prémio Reitor pela excelente desempenho das actividades
Cargos de chefia
- 2019-Reitora da Universidade Pungue
- 2018-2019: Assessora do Reitor para Pesquisa e Extensão (Universidade Pedagógica)
- 2010-2018: Directora (Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociencias- UP)
- 2008-2010 : Directora adjunta (Centro de Estudos Moçambicanos e de Etnociencias- UP)
- 2007- 2008: Chefe do Departamento de Química, Universidade Pedagógica.
Supervisão
- Diversas monografias de licenciatura
- 16+ dissertações de mestrado nacionais e internacionais
- 3+ Teses de doutoramento
- 2 Pós-doutoramentos (1 do Zimbabwe e 1 do Brazil)
Actividade de docência
1987-1995: Professora de Química e de Biologia -Escola Secundária Francisco Manyanga
Graduação: Universidade Pedagógica
1995-: Docente e regente de:
- Didácticas de Química,
- Historia de Química,
- Metodologia de estudos e de pesquisa científica
Pós-graduação Nacional: Universidade Pedagógica
2009-: Docente e regente de:
- Metodologia de pesquisa científica
- Métodos inovativos de pesquisa
- Didácticas e práticas do ensino de Química
- Escrita Académica
Pós-graduação internacional: Curtin University of Technology, Australia
2005-2007: Docente de:
- Research methods
Examinadora e/ou orientadora de dissertações Mestrado e/ou de teses de Doutoramento
das seguintes Universidades
Do Continente Africano
- Universidade de Witwatersrand (RSA)
- University of Pretoria (RSA)
- Universidade de Western Cape (RSA)
- Universidade de Free States (RSA)
- Durban University of Technology (RSA)
- Universidade de Rhodes (RSA)
- Universidade de Kwazulu Natal (RSA)
- Universidade de Zululand (RSA),
- Universidade da Namibia (Namibia)
- Universidade do Botswana (Botswana)
Da Australia
- Curtin University of Technology
- Murdoch University
- Edith Cowan University
Da Asia
- University of Kathmandu (Nepal)
Da America
- Universidade Federal da Bahia (Brazil)
- Centro Federal de Educação Tecnologica Ceslo Sickow do Rio de Janeiro (Brazil)
- Universidade de Brasilia (brazil)
Da Europa
- Universidade Nova de Lisboa (Portugal),
- Universidade do Minho (Portugal)
Visitas e felowships
- 2017: Fulbright research visiting scholar:-University of New York, USA
- 2011-2017: Pesquisadora associada a University of Western Cape (School of Science and
Maths education) - 2011: Docente visitante, University of Witwatersrand, Marang Center
- 2011, 2009, 2008, 2007: Docente visitante, Durban University of Technology, South Africa.
- 2010: Docente visitante, Central University of Technology, Free States, South Africa
- 2009: Docente visitante, Free States University of South Africa (Cultural Competence Project-
Center for High Education Studies and Development)
Publicações
Filiação a organizações científicas
- Southern Africa Research and Innovation Management association (SARIMA)
- Membro fundadora da Associação Africana de Estudo de Conhecimento Nativo (AASIKS)
- Southern African Association for Research in Maths Science and Technology (SAARMSTE).
- International Transformative Education Research Network (ITERN),
Palestras em plenárias (seleccionadas)
- 2023: Science Education and Indigenous Knowledge System. Universidade da Namíbia.
- 2022: Reflexões sobre Ubuntu: Ujamaa na Educação?
CESC, Rio de Janeiro - 2022: Possibilidades de integração do conhecimento indígena- Universidade Estadual do
Matogrosso - 2022: Conhecimento local e Educação: Instituto Federal do Rio de Janeiro
- 2022: Pilgrimage Philosophy. IOSTE, Recife, Brazil
- 2022: Science Education as a Pilgrimage Kathmandu University, Nepal
- 2018: What if we do not embark on? Desocializing Indigenous Knowledge System’s research.
Kathmandu University, Nepal - 2017: Paradigmas da Pesquisa no conhecimento Indígena Semana Intercalar dos estudos afro
brasileiros, Universidade Federal do Maranhão - 2017: Pesquisa e currículo: Desconstruindo o círculo; State University, USA
Eye on Africa seminar, Michigan - 2017: IKS Research and Posthumanism; City University of New York, USA
- 2017: Does critical Theory work? New York University, USA
- 2015: Diálogos diaspórios: Reflexões sobre a agenda da pesquisa Universidade Federal do
Maranhão, Brazil - 2015: IKS research: Building an agenda in a tricky ground, Universidade da Namibia
Trabalhos comunitários voluntários (seleccionados)
- Observadora para Educação inclusiva na Província de Manica (projecto da Save the Children)
- Membro do comité de atribuição de bolsas a crianças Moçambicanas desfavorecidas na
American international School of Mozambique
Áreas de interesse
- Didácticas e Ensino de Química
- História de Química
- Conhecimento Indígena e Educação
- Metodologias de Pesquisa Científica
Pesquisa
Co-leader nos seguintes projectos ja finalizados (selecionados):
- Other views of learning Science em parceria com a New York University (financiado pela ISLS)
- Strengthening Research and Innovation Management in Africa (SRIM)- SARIMA
- Systematic review and documentation on IKS research in Mozambique and South Africa em parceria com a University of Western Cape (funded by NRF and FNI)
- Interculture in teacher education program- em parceria com a HEP Switzerland (Funded by PEERS program)
- Local curriculum as possibility for emancipation (funded by Pedagogical University)
- Bilingual education (Funded by UDEBA)
- Local knowledge in artisanal fishing in Mozambique (Funded by FNI)
Participante nos seguintes projectos (selecionados):
- Science Grant Council Initiative in SubSaharian Africa (SGCI)
- Strengthening of Research management in SADC and EU HEI (SToRM)
- Plantas medicinais no tratamento usadas no tratamento de malaria e outras doenças em Moçambique e Namíbia (Financiado pelo FNI e congênere da Namíbia)
Línguas
- Português: Escrita e fala
- Inglês: Escrita e fala
- Ronga: Fala
- Cicopi: Fala
- Ndau: Fala