Licenciatura em Matemática
Apresentação do curso
O curso Licenciatura em Matemática tem uma duração de 4 anos integrais com duas saídas profissionais, podendo, conforme a especialização do graduado, ser conferido o diploma de:
- Licenciatura em Matemática com saída em Gestão de Riscos; ou
- Licenciatura em Matemática com saída em Ensino de Matemática.
O Curso de Licentiatura em Matemátema tem como principal objectivo formar profissionais na área de ciências matemáticas, com sólidos conhecimentos em matemática e estatística, capazes de aplicar estas disciplinas em diferentes áreas, como educação, pesquisa científica, finanças, entre outras, com alto rigor ético e científico.
Público alvo
Poderão candidatar-se à frequência do curso de Licenciatura em Matemática, os seguintes indivíduos:
- Graduados da 12ª classe do SNE (B– Matemática e Ciências Naturais, com Biologia e Química ou Física e Geografia – ou C – Artes Visuais e Cénicas, com Desenho e Geometria Descritiva ou Educação Visual e Artes Cénicas) ou equivalente.
Requisitos de Ingresso
O ingresso ao curso de Licenciatura em Matemática rege-se de acordo com os critérios estabelecidos pelo nº 1a e 1b, Artigo 5 do Regulamento Académico da UniPúnguè (RAUniP), ou seja, ter concluído a 12ª classe do SNE (B– Matemática e Ciências Naturais, com Biologia e Química ou Física e Geografia – ou C – Artes Visuais e Cénicas, com Desenho e Geometria Descritiva ou Educação Visual e Artes Cénicas) ou equivalente e ter sido aprovado nos exames de admissão nas disciplinas de Matemática e Física.
Saída profissional
Perfil do Graduado
O Curso Licenciatura em Matemática visa dotar os graduados de uma formação de um profissional competente, com sólido conhecimento científico-tecnológico em Matemática e Estatística.
Sectores de trabalho
O Curso de Licenciatura em Matemática vai graduar profissionais altamente qualificados e capacitados para desenvolverem trabalhos em vários campos, com especificidade para:
- Sector Financeiro: para ajudar na análise de dados, modelagem estatística e gestão de riscos financeiros.
- Sector dos Seguros: para avaliar e gerir os riscos associados às apólices de seguro.
- Empresas de Consultoria: para auxiliar outras organizações na análise de dados e na gestão de riscos operacionais e estratégicos.
- Sector da Saúde: para auxiliar na análise de dados clínicos, na avaliação de eficácia de tratamentos e na gestão de riscos em hospitais e clínicas.
- Sector Governamental: para auxiliar na coleta e análise de dados, na elaboração de políticas públicas baseadas em evidências e na gestão de riscos em diversas áreas.
- Órgãos Reguladores: para auxiliar na supervisão e regulação de setores financeiros e econômicos.
- Empresas de Investimentos: para auxiliar na gestão de portfólios e na tomada de decisões de investimento baseadas em análises matemáticas e estatísticas.
- Sector da Tecnologia: para desenvolver modelos preditivos e analisar dados.
- Sector da Educação: para ensinar matemática e estatística em escolas de ensino básico e médio, criar material didático, desenvolver programas de ensino e ajudar os alunos a compreender e aplicar conceitos matemáticos e estatísticos em suas vidas diárias.
- Centros de Pesquisa: para colectar, analisar e interpretar dados relacionados a estudos de diferentes áreas em diferentes áreas.
Saída em Ensino de Matemática
As principais tarefas ocupacionais do graduado na Saída Profissional em Ensino de Matemática, como sua especialidade, são:
- Leccionar conteúdos das disciplinas de Matemática no Ensino Secundário Geral (ESG) e no Ensino Técnico Profissional (ETP);
- Participar em actividades escolares não-lectivas no ESG e ETP tais como: direcção de turma, chefia de grupo de disciplina, supervisão pedagógica, administração escolar e orientação de actividades aulas-extras;
- Actuar em empresas privadas, ajudando a analisar dados e fazer previsões estatísticas para tomada de decisões estratégicas, desenvolvendo modelos estatísticos e matemáticos para resolver problemas complexos e participando de projetos de pesquisa e desenvolvimento;
- Trabalhar em órgãos públicos, realizando análises estatísticas para apoiar políticas públicas, avaliando indicadores estatísticos para monitorar o desempenho de programas governamentais e participando de estudos e pesquisas na área de educação, saúde, economia, entre outros.
Saída em Gestão de Riscos
A Saída Profissional em Gestão de Riscos aplica-se em qualquer sector de actividades, mas mais especificamente nos sectores de seguros, controle de qualidade e gestão de projectos e vai proporcionar aos graduados uma especialização, com formação teórica de base e conhecimentos práticos que permitam:
- Identificar os riscos potenciais que a organização enfrenta, considerando tanto os riscos internos quanto os externos.
- Avaliar a probabilidade de ocorrência e o impacto dos riscos identificados na organização.
- Desenvolver planos de ação e estratégias para mitigar, transferir ou aceitar os riscos, de acordo com as prioridades da organização.
- Implementar medidas preventivas e de controle para reduzir a probabilidade e o impacto dos riscos.
- Monitorar constantemente os riscos identificados e as medidas de controle implementadas, revisando e ajustando os planos de ação conforme necessário.
- Comunicar os riscos identificados e as estratégias de gestão de riscos para todas as partes interessadas relevantes na organização.
- Garantir o cumprimento das políticas e procedimentos de gestão de riscos da organização, bem como das regulamentações e requisitos legais aplicáveis.
- Actuar em empresas privadas, ajudando a analisar dados e fazer previsões estatísticas para tomada de decisões estratégicas, desenvolvendo modelos estatísticos e matemáticos para resolver problemas complexos e participando de projetos de pesquisa e desenvolvimento;
- Trabalhar em órgãos públicos, realizando análises estatísticas para apoiar políticas públicas, avaliando indicadores estatísticos para monitorar o desempenho de programas governamentais e participando de estudos e pesquisas na área de educação, saúde, economia, entre outros.
Duração do Curso
O Curso de Licenciatura em Ensino de Matemática tem uma duração de 4 anos integrais
Local de realização
Saída em Ensino de Matemática
- Sede (Chimoio)
- Extensão de Tete
Saída em Gestão de Riscos
- Sede (Chimoio)
- Extensão de Tete
Grade Curricular
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Técnicas de Expressão em LP | |
| Métodos de Estudo | |
| Matemática Básica | |
| Informática Básica | |
| Lógica e Teoria de Conjuntos | |
| Álgebra Linear e Geometria Analítica I | |
| Aplicações da Matemática I | |
| 2º | |
| Educação para a Igualdade e Inclusão | |
| Inglês I | |
| Álgebra Linear e Geometria Analítica II | |
| Cálculo e Instrumentos Financeiros | |
| Programação I | |
| Análise Matemática I |
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Laboratório de Matemática | |
| Análise Matemática II | |
| Estruturas Algébricas I | |
| Inglês II | |
| Metodologia de Investigação Científica | |
| Programação II | |
| História e Filosofia das Ciências e Matemática | |
| 2º | |
| Ética e Deontologia Profissional do Matemático | |
| Estruturas Algébricas II | |
| Laboratório de Estatística | |
| Probabilidade e Estatística I | |
| Economia e Gestão | |
| Análise Matemática III |
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Estudos Contemporâneos em Matemática e Estatística | |
| Análise Numérica | |
| Probabilidade e Estatística II | |
| Geometria | |
| Aplicações da Matemática II | |
| Análise Matemática IV | |
| Investigação Operacional I | |
| 2º | |
| Análise Multivariada | |
| Análise Complexa | |
| Investigação Operacional II | |
| Competências Sociais e Desenvolvimento Pessoal | |
| Análise de Dados Categóricos | |
| Empreendedorismo em Ciências | |
| Métodos de Previsão |
Saída em Gestão de Riscos
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Matemática Actuarial | |
| Gestão de Projetos | |
| Controle Estatístico de Processos | |
| Gestão de Riscos Actuariais | |
| Prática em Gestão de Riscos | |
| Trabalho de Culminação de Curso | |
| 2º | |
| Estágio | |
| Trabalho de Supervisão | |
| Teoria de Decisão |
Saída em Ensino de Matemática
| Semestre | Disciplina |
|---|---|
| 1º | |
| Psicologia Aplicada à Educação | |
| Educação Inclusiva | |
| Fundamentos de Educação | |
| Didática de Matemática I | |
| Prática Pedagógica de Matemática | |
| Trabalho de Culminação de Curso | |
| 2º | |
| Estágio | |
| Trabalho de Supervisão | |
| Didáctica de Matemática II |

Leave a Reply