UNIPÚNGUÈ E SOCIEDADE DO NOTÍCIAS FIRMAM PARCERIA PARA ESTÁGIOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Em um marco significativo para o fortalecimento da cooperação entre academia e indústria, a Universidade Púnguè, representada pela Magnífica Reitora, Professora Catedrática Emília Nhalevilo e a Sociedade do Notícias, pelo PCA, Júlio Manjate, assinaram no dia 14 de Agosto, um memorando de entendimento, visando promover a colaboração em áreas de estágios profissionais, capacitação e desenvolvimento de projectos.
No âmbito deste memorando, a Sociedade do Notícias compromete-se a criar oportunidades para estágios destinados a estudantes da UniPúnguè, com foco em cursos de Letras e outras áreas de Engenharia e Informática. Além disso, abre também espaço para estágios em Comunicação Institucional voltados ao pessoal técnico-administrativo da universidade, reforçando a conexão entre a prática profissional e o desenvolvimento académico.
Por outro lado, a Universidade Púnguè propõe-se a facilitar a formação dos quadros da Sociedade do Notícias em programas de graduação e pós-graduação, e a desenvolver actividades de extensão que contribuam para o enriquecimento de conteúdo informativo da empresa. A colaboração também prevê a realização de pesquisas conjuntas, com o objectivo de gerar soluções inovadoras e publicações científicas de interesse social.
Após a assinatura do memorando, Júlio Manjate proferiu uma palestra intitulada “Comunicação e Cidadania em Tempo de Fake News”. O evento reuniu estudantes, docentes, e membros da comunidade universitária, além de convidados especiais como o Delegado da Escola Superior de Jornalismo em Manica e o Procurador-Chefe Provincial de Manica. A palestra abordou a importância da análise crítica da informação e a responsabilidade dos comunicadores em tempos de desinformação, destacando o papel das universidades na promoção de uma cidadania informada desde a base escolar.