INVESTIGADORES DO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA CIENTÍFICA DE FRANÇA VISITAM UNIPÚNGUÈ – EXTENSÃO DE TETE

No dia 26 de Agosto do ano em curso, a Universidade Púnguè- Extensão de Tete (UniPúnguè-Tete) recebeu uma comitiva de pesquisadores do Laboratório de Langage, Langues et Cultures d’Afrique (LLACAN), pertencentes ao Centro Nacional de Pesquisa Científica de França. A equipa foi composta por quatros investigadores, nomeadamente Profᵃ. Doutora Rozenn Guérois, Doutorandos Aron Zahran, Edward Ntonda e Sekai Goche).

A visita integra-se no âmbito do projecto OriKunda, financiado pela Agência Nacional de Pesquisa da França (ANR), que visa estudar a língua Chikunda falada em quatro países de África, designadamente Malawi, Moçambique, Zimbabwe e Zâmbia, numa perspectiva histórica.

O contacto estratégico entre os investigadores do LLACAN e a Universidade Púnguè- Extensão de Tete mereceu algumas actividades programadas:

(i) Encontro de cortesia com Excelentíssima Senhora Directora da UniPúnguè-Tete, Profᵃ. Doutora Madalena António Tirano Bive;

(ii) Realização de uma palestra, intitulada: Quem disse que Chikuna não era língua? Estudo sociolinguístico preliminar de uma língua bantu transfronteiriça minoritária no âmbito do projecto Orikunda;

(iii) Visita guiada à Biblioteca da UniPúnguè-Tete;

(iv) Breve encontro com docentes do Departamento de Letras, Ciências Sociais s Humanidades da UniPúnguè-Tete.

Na próxima semana, os investigadores vão trabalhar igualmente em algumas localidades do Distrito de Cahora-Bassa, na companhia do Mestre Francelino Wilson – Docente efectivo da UniPúnguè.

Tete, 26 de Agosto de 2024