MOÇAMBIQUE ACOLHE PELA PRIMEIRA VEZ PESQUISADORES EM CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA SARIMA

Maputo foi palco, entre os dias 3 e 5 de Setembro de 2024, da Conferência Anual da Associação de Gestão da Investigação e Inovação da África Austral (SARIMA), realizada em colaboração com a Universidade Púnguè. O evento centrou-se na gestão da investigação, inovação e transferência de tecnologia, com o tema deste ano inspirado no provérbio africano “É preciso uma aldeia para criar uma criança”, traduzido do inglês “It takes a village to raise a child”. Esse tema realçou a importância da comunidade e da colaboração para o desenvolvimento individual e institucional em pesquisa e inovação.

A abertura oficial da conferência foi conduzida por Sua Excelência Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, destacando a importância do evento para o fortalecimento da gestão de pesquisa e inovação na região no geral e em Moçambique em particular. A conferência contou com diversas sessões plenárias, workshops e apresentações de pósteres. Entre os palestrantes de renome internacional, destacam-se o Prof. Doutor José Santos, do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), e a Prof. Doutora Marli Elizabeth Ritter dos Santos, da Fortec (Brasil), que lideraram as plenárias.

Em relação às expectativas do evento, a Presidente da SARIMA e Reitora da Universidade Púnguè, Professora Catedrática Emília Afonso Nhalevilo, destacou que o principal objectivo da conferência foi discutir e partilhar boas práticas na gestão da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. Ela sublinhou: “A conferência não é sobre pesquisa em si, mas sobre a gestão da pesquisa, inovação e transferência de tecnologia.” Nhalevilo também ressaltou que esta é uma área ainda pouco conhecida e desenvolvida em Moçambique, mas de extrema relevância, visto que oferece apoio fundamental aos pesquisadores, desde a captação de financiamentos até a gestão dos projectos e a medição de seus impactos.

Vale lembrar que esta foi a primeira vez que Moçambique sediou um evento da SARIMA, desde a criação da organização em 2002, bem como a primeira vez que a conferência aconteceu em um país de língua oficial portuguesa.

Entre os patrocinadores da conferência estiveram a Fundação Bill & Melinda Gates e a Organização Mundial da Saúde, por meio do Programa Especial para Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (WHO/TDR), que apoiaram a participação de profissionais de Moçambique, Angola e Brasil. Entre os beneficiários desse apoio destacam-se a Professora Emília Nhalevilo e seus colegas da Universidade Púnguè: Prof. Doutor Édson Raso, Prof. Doutor Dizimalta Miquitaio, Prof. Doutora Sara Tajú e Prof. Doutor Cremildo Coutinho, todos envolvidos na gestão de pesquisa. Outros patrocinadores da conferência incluíram Spoor & Fisher, British Council e Von Seidels.